terça-feira, 10 de julho de 2012

Receitas que cheiram a memórias. Muitas memórias...



Ando com alguma dificuldade em escrever este post. Escrevo, apago, apago e escrevo. Quando o comecei a escrever, na semana passada, as coisas não eram como são hoje. Não no que toca a este assunto, a estas memórias. Às vezes ficamos sem palavras perante a importância dos acontecimentos. E este deixa-me triste. Muito triste. Ultimamente chegam-me notícias muito tristes. O tempo sei que ajudará neste processo. Entretanto, e para sempre, ficam as memórias. 

Fiz este salame de chocolate que já andava prometido há demasiado tempo ao dom marido. Enfiei-me na cozinha sozinha, com o silêncio que lhe pertence, acompanhada do "trititar" do Happy (o periquito do petit esquilinho da casa), rádio desligado porque assim me apetecia, e foi entregar-me à viagem que esta receita me levou. Lembrar-me do brilho dos meus olhos ao ver com orgulho e admiração a forma como tudo era mágico o que saía das mãos da minha querida avó, como fazia parecer ser tudo tão fácil de se fazer, conseguir vê-la envolver todos os ingredientes de uma forma como só ela sabia... e com as suas macias mãos. Chegar a casa dos avós e correr para o frigorífico porque sabia que estava sempre, mas mesmo sempre um salame de chocolate à nossa espera, e a acompanhar a gasosa do avô. Perder os 2 assim não era para acontecer, mas é para aceitar. Ficam as saudades, muitas... as memórias, muitas... e tantas lembranças com cheiros bons e imagens que não se apagam nunca. 

salame de chocolate
ingredientes:
3 pacotes de bolacha maria
4 ovos
3 colheres de sopa de cacau
500g de açúcar
250g de margarina


Post sujeito a actualização
.B.